Automação comercial: entenda como ela pode ajudar seu negócio a crescer

A automação comercial é algo que está cada vez mais presente, seja qual for o segmento do negócio.

Podemos observar a automação comercial nas academias, estacionamentos, clubes, escolas.

Isso apenas para citar alguns exemplos de estabelecimentos que utilizam a automação.

Continue a leitura para entender melhor a automação comercial e como ela pode ajudar sua empresa a crescer ainda mais.

Primeiro, vamos entender o que significa automação. A palavra, em si, já é bem sugestiva.

O que vem a sua mente quando você lê ou escuta a palavra automação? Talvez algo relacionado a automático? Um sistema automático, não manual?

Se você pensou isso, ou algo perto disso, você está no caminho certo. Então vejamos agora a definição de automação:

A automação é um sistema que faz uso de técnicas computadorizadas ou mecânicas com o objetivo de dinamizar e otimizar todos os processos produtivos dos mais diversos setores da economia. A ideia de automação está diretamente ligada à ideia das máquinas, que agilizam as tarefas quase sempre sem a interferência humana.

De uma forma mais simples, a automação se resume em usar máquinas e softwares (programas) que trabalham em conjunto para facilitar os processos de uma empresa. Vamos citar alguns exemplos logo a seguir:

Automação nas academias

Automação nas academiasDe acordo com o portal Exame, o segmento fitness movimenta mais de 2 bilhões de dólares apenas no Brasil. Há mais de 34500 academias no país.

E isso faz com que nosso país fique apenas atrás dos Estados Unidos no número de estabelecimentos do tipo. São mais de 9,6 milhões de clientes das academias brasileiras.

Com um número tão grande de academias e clientes, a automação comercial acaba se tornando uma necessidade nos estabelecimentos.

Existem muitas atividades repetidas diariamente por profissionais nas academias como cadastro de novos alunos, controle de frequência, atualização de treinos, controle de cobranças das mensalidades, gerenciamento da grade de aulas, entre outros.

Essas tarefas não precisam mais ser executadas manualmente por uma ou mais pessoas. Um software de automação pode dar conta delas.

Um exemplo é o Secullum Academia.Net. Além dos softwares, as academias também podem contar com as catracas que automatizam o controle de acesso dos alunos e funcionários do local.

Automação comercial nos estacionamentos

Automação comercial nos estacionamentos

Outro negócio rentável e que tem crescido cada vez mais, assim como as academias, são os estacionamentos.

Com o crescimento populacional das cidades, é natural que o número de veículos também aumente.

Em consequência, encontrar uma vaga para estacionar tem sido uma tarefa cada vez mais difícil. Sem contar a falta de segurança em deixar seu carro ou motocicleta em qualquer lugar.

Por esse e outros motivos, os estacionamentos têm sido uma alternativa aos motoristas que precisam deixar seus veículos em um local seguro, sem se preocupar se irão encontrá-lo intactos, sem nenhum dano.

Ou, na pior das hipóteses, nem mesmo encontrá-lo.

A automação comercial nos estacionamentos, além de aumentarem a segurança do local, com sistemas inteligentes de câmeras e cancelas que ajudam no controle de entrada e saída de clientes, também tornam o atendimento mais rápido e prático.

O sistema de automação emite um ticket ou cartão com um código de barras para cada cliente e através dele é feito o controle de pagamento.

Aqui, citamos apenas 2 exemplos de comércios e alguns benefícios a automação proporciona.

Mas existem outros benefícios e também outros tipos de estabelecimentos onde a automação ajuda como em escolas e clubes, por exemplo.

Para saber mais sobre softwares e equipamentos de automação, entre em contato com a Flexx Tecnologia.

Nós trabalhamos com diversos produtos e serviços que irão otimizar os procedimentos do seu negócio e consequentemente trazer mais lucros para ele.